segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quem faz o amigo não é o tempo, é a verdade! Adeus Maranhão......Eu voltarei!

Meus amigos,

Após cerca de sete meses, estive completamente ausente de meus compromissos familiares.

Mudei minha rotina e entrei de cabeça em um projeto que se encerra agora: A eleição da governadora Roseana Sarney e de Washington, ambos, governadora e vice-governador do Maranhão.

Trabalhei arduamente e de modo espontâneo.

Decepções foram comuns, mas incomodaram. Alegrias foram poucas e encaradas como missão.

Fiz o que pude e o que não pude.

Não corria atrás de recompensas, considero isso natural de qualquer processo como o de uma eleição difícil e de uma luta pela EDUCAÇÃO no Maranhão, com muito por fazer.

Pobre Educação do Maranhão! Meu povo merece muito mais e vai ter!

Atendi a pedidos e  assumi responsabilidades.

Com a compreensão familiar, enfrentei tudo que vocês podem imaginar que um profissional pode encarar de turbulência. Nunca tive medo ou arrependimento.

Profissionais políticos, amadores, realidades cruas me fizeram maior e mais humano. Olhei miséria, luxo e oportunidades de melhorias. Fui aos extremos, palácios e casebres.

Agradeço aos que me confiaram essa missão e lamento por aqueles companheiros e companheiras que traíram nossa confiança com mentiras e falácias. Esses não mereciam estar conosco e a história se encarregou de mudar suas trajetórias.

Felizmente! O tempo corrige tudo. Ah, o tempo....

O importante é que vencemos. Orgulho de fazer parte desse grupo enlarguecido de amigos, amigas, pessoas, colaboradores e limpo, muito limpo, diria até, peneirado!

Agradeço imensamente aos meus familiares que entenderam tudo isso e suportaram meu afastamento. Agradeço também aos verdadeiros amigos e aos novos que conquistei. Não quero enumerá-los, apenas ressaltar que é na dificuldade que se conhece a qualidade de amigos.

Hora de ir embora do Maranhão com as mãos limpas e a consciência tranquila do dever cumprido. Um novo horizonte se abriu e me espera. Um salto mais alto conquistei com minhas próprias armas, só minhas. Poderia até ter sido mais fácil, mas fui até egoísta nessa hora. Desejei me testar e deu certo.

Dei a minha cota de sacrifício nesses meses no Maranhão. Falo isso com propriedade.

Não quero reconhecimento por isso, pois minha satisfação basta e continuarei o caminho e o ideal que tenho. Sei o que quero e só servirá se o alcance aos demais for pleno.

Estive em lugares nunca antes imagináveis e vivi o que poucos já viveram. Sofri e renasci muitas vezes nesses meses de trabalho e campanha política no meu Estado.

Fui atacado e ataquei, fui desprezado, mas não desprezei e dei a volta por cima.

Os fracos agem contra os que brilham e Deus me deu condições de brilhar quando o mais difícil acontece. Coisa rara, mas atribuo a minha boa-fé e vontade de fazer. Sempre agi com princípios e valores infantis, são os melhores. Faz o bem e o bem volta. Sou testemunha mais uma vez de vitória em uma missão quase impossível.

Os que se incomodaram tiveram a distância necessária para pensar e reorganizar pensamentos errados. Gosto de enfrentar o combate de idéias e aprendi a gostar de ouvir. Meus filhos dizem que eu não falo, eu dou palestras e é verdade. Ou melhor, era verdade, mudei! Verdade, eu mudei!

Venci as tentações e não misturei o certo com o errado. Senti pena de alguns, não gostei dessa parte. Mas isso também faz parte.

Quem faz o amigo não é o tempo, é a verdade. Também aprendi isso.

Orgulho-me de cada ato, gesto e ação realizada e até pelas não realizadas.

Assim, indo embora do Maranhão e cumprindo mais essa jornada, gostaria do fundo do coração de deixar uma bela mensagem que me acompanha e sempre que leio, releio e não me canso, pois a trato como um lema de vida que não me cansa e isto eu gostaria muito de compartilhar com quem gosto e dizer ...........

"Se eu pudesse deixar alguma mensagem a vocês, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos, a consciência de aprender tudo o que fora aprendido pelo mundo afora.

Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.

A capacidade de escolher novos rumos.

Deixaria para vocês, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho, além do trabalho, a ação.

E, quando tudo mais faltasse, um segredo:

O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída "

Gandhi


Nenhum comentário: