segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ESTAMOS DESTRUINDO O PLANETA TERRA: Lama tóxica atinge o Danúbio e UE teme que a catástrofe se espalhe por 6 países



"Acidente pode causar danos às futuras gerações" 
DE SÃO PAULO 
A lama tóxica que já chegou ao rio Danúbio poderá afetar futuras gerações. 
Retirá-la é possível, mas o processo não é rápido e custa caro, disse à Folha 
Maria Olímpia de Oliveira Rezende, professora do Instituto de Química da USP-São 
Carlos. (LC)
SegundoMaria Olímpia de Oliveira Rezende, essa lama é uma "sopa de espécies metálicas", mistura de alumínio, ferro e outros elementos que são bastante tóxicos, como arsênio, cádmio e chumbo.
Muitas espécies de elementos tóxicos que estão na lama podem ser absorvidas pela pele de alguém que tem contato com ela. Se a pele estiver suscetível por causa de queimaduras que elas próprias causam, podem chegar até a corrente sanguínea, ser armazenadas no fígado ou ir para o cérebro.
Quando essa lama atinge a água e se a água for ingerida, pode causar a morte. Algumas dessas espécies [metálicas] podem causar problemas em bebês de mulheres grávidas que foram contaminadas.  
A próxima geração pode sofrer com isso.
É possível tirar essa lama e essas toxinas da água e na Europa, há rios que foram descontaminados. O Tâmisa [Londres] e o Sena [Paris] eram muito contaminados e hoje são limpos. Enquanto isso não for feito, a população não pode utilizar a água. O processo, porém, envolve muito dinheiro, tecnologia e não é rápido. No entanto, é possível retirar [a lama]. 
Na Hungria, estão jogando gesso na água para que as espécies metálicas reajam na forma de sulfato, por exemplo,e fiquem menos solúveis, facilitando o trabalho manual ou com maquinário para retirá-las dos rios.

Nenhum comentário: