domingo, 3 de outubro de 2010

Roseana Sarney merece ficar!!!!!!

Por José Sarney*


A democracia não é mais uma planta tenra de que falava Octávio Mangabeira. É um carvalho sólido que não tomba ou pode ser derrubado. Orgulho-me de ter feito a transição e a Constituinte, implantado instituições e consolidado uma das mais vigorosas democracias do mundo ocidental. E como complemento, uma sociedade democrática de liberdade total e do pleno exercício da cidadania.

Roseana durante convenção em junho
Para quem leu A Tragédia de Ricardo III de Shakespeare, com os assassinatos de tios, primos, irmãos, filhos e pais, é possível ter uma visão do que era a constituição do poder de governar nos tempos antigos. Madame Hélène Carrère D`Ancause, a grande historiadora francesa do clássico “O Sangue da História da Rússia”, também descreve esse processo de ambição e crueldade que marcava a escolha dos governantes. O avanço da Humanidade, através da democracia, chegou a este tempo que vivemos em que o alto governo vem do povo, numa festa cívica que se renova periodicamente.
Nós, do Maranhão vivemos, hoje, uma eleição das mais importantes de nossa democracia. Perdemos o bonde de nossa história na República, na Revolução de 30, no desenvolvimentismo de JK que por aqui não passou. Agora não podemos deixar passar essa grande mudança de rumo, a maior de todas as que tivemos, feita sem trauma, por Lula que reduziu a pobreza, colocou o Brasil como 7ª economia do mundo, com 250 bilhões de dólares de reserva, o progresso se espalhando, dez milhões de novos empregos e mandou fazer no Maranhão a maior refinaria de petróleo da América do Sul, 700 mil barris/dia. Ocorreu a descoberta de gás e petróleo no estado, um poço gigante, equivalendo à metade das reservas da Bolívia. Fábrica de celulose da Suzano em Imperatriz, a siderúrgica da Gusa Nordeste com 700 toneladas/dia, em Açailândia.
Já tem o Maranhão o 2º maior porto do Brasil, só este ano 1.015 navios atracaram no Itaqui. Exportamos ferro, alumínio, cereais. Internamente constroem-se estradas, universidades no interior, 11 escolas técnicas, 72 hospitais, 10 UPAS. Os pessimistas, como aqueles que atrasaram em 40 anos a entrada dos judeus na Terra Prometida, querem colocar o Maranhão para baixo, falando de índices sociais que eles não dizem quais são. O IBGE tem cerca de 3.000 índices, o Maranhão tem dois ou três, que são ruins, mas iguais aos das regiões de Registro, em São Paulo, e da Baixada Fluminense.
Roseana, com apoio de Lula, melhorou muitos desses índices: a renda familiar per capita, que era 186 passou para 210; a renda dos 40% mais pobres era 76 passou para 90; a percentagem de pobres era 66,6 baixou para 61; a percentagem dos extremamente pobres era 39,7 caiu para 30; a taxa de analfabetismo da população de 15 anos que era de 14,3 despencou para 6,2. E assim muitos outros números mostram a mudança. Esses dados são do Pnad. Roseana fez excelente trabalho. Agora com a mudança do Brasil com Lula e Dilma não vamos perder mais uma vez o bonde da História. Roseana está entrosada com Dilma, já trabalharam juntas e vão fazer um grande governo. Não é hora de administrações ideológicas, já anacrônicas, nem do socialismo bolivariano que trouxe Chàvez ao Maranhão.
É hora de aproveitar nossos prestígios, Roseana, Lobão, João Alberto e eu, todos nós da bancada federal, para darmos o grande salto. O petróleo vem aí, as plataformas já estão perfurando no mar. Tudo nos enche de euforia. O nosso povo deve nos ajudar com uma grande votação.
Ela merece ficar, com sua ajuda, seu voto, seu apoio.
* Transcrito da Coluna do Sarney de O Estado Maranhão.

Nenhum comentário: