quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O mais importane da vida é ter tempo para cultivar uma amizade

Durante uma conversa entre advogados, me fizeram uma pergunta:
- O que de mais importante já fez na sua vida?

No papel de advogado do espectáculo, sabia que queriam escutar anedotas sobre meu trabalho com meus célebres clientes.

O mais importante que fiz na vida, ocorreu quando não havia absolutamente nada, mas nada que eu pudesse fazer. Nada daquilo que aprendi na universidade, nem nos anos em que exercia a minha profissão, nem todo o racional que utilizei para analisar a situação e decidir o que eu deveria fazer, me serviu naquelas circunstâncias: duas pessoas receberam uma desgraça e eu nada poderia fazer para remediar. A única coisa que poderia fazer era esperar e acompanhá-los. Isto era o principal.

Estou convencido que o mais importante que já fiz na minha vida esteve a ponto de não ocorrer.. Ao aprender a pensar, quase me esqueci de sentir.

Aprendi que a vida pode mudar num instante. Intelectualmente todos nós sabemos disso, mas acreditamos que os infortúnios acontecem com os outros.

Fazemos nossos planos e imaginamos nosso futuro como algo tão real como se não houvesse espaços para outras ocorrências.

Mas ao acordarmos de manhã, esquecemos que perder o emprego, sofrer uma doença, ou cruzar com um motorista embriagado e outras mil coisas, podem alterar este futuro num piscar de olhos.

Para alguns é necessário viver uma tragédia para recolocar as coisas em perspectiva. Busco um  equilíbrio entre o trabalho e a minha vida.

Aprendi que nenhum emprego, por mais gratificante que seja, compensa perder férias, dissolver um casamento ou passar um dia festivo longe da família.

E aprendi que o mais importante da vida não é ganhar dinheiro, nem ascender socialmente, nem receber honras.

O mais importante da vida é ter tempo para cultivar uma amizade.

Foi-me enviada num daqueles emails que gostamos enviar aos amigos, não sei se a mesma é verídica e qual o seu autor.


Nenhum comentário: